"As roupas de uma mulher a cobrem, mas os acessórios fornecem os detalhes que a faz única."








26 de out. de 2010

Os domínios web mais perigosos

                                                                                       Getty Images


Um relatório elaborado pela empresa de softwares de segurança McAfee, aponta que 31% dos sites “.COM” estão entre os mais arriscados do mundo.

O estudo “Mapeando os Perigos da Web” analisou cerca de 27 milhões de páginas, sendo que 6,7% destas apresentaram riscos à segurança. Um aumento de 5,8% em relação ao ano passado.

Os domínios com menor número de restrições atraem os cibercriminosos, que têm por costume se afastar dos que criam regras mais rígidas.

Exemplo disso são os sites “.TRAVEL” e “.EDU” considerados o primeiro e segundo, respectivamente, mais seguros, com menos de 0,05% das páginas infectadas, ou seja, uma proporção de um a cada 2 mil sites contaminados. O “.JP” (do Japão) é o terceiro mais seguro, pelo segundo ano seguido (esta é a quarta edição do estudo).

Entre os mais perigosos, estão os domínios “.COM” e “.INFO” em primeiro e segundo lugar, respectivamente, sendo os mais arriscados da web. Já o domínio .VN (Vietnã) subiu do 39º para o terceiro lugar. Segundo a análise, 29,4% dos sites registrados nesse país são perigosos.

Em contrapartida, o domínio .SG (Cingapura) tornou-se mais seguro este ano, caindo da 10ª posição para a 81ª posição. Atualmente, o processo de registro em Cingapura exige que qualquer site com domínio .SG tenha documentação apropriada. Isso ajudou a aumentar os níveis de segurança, de acordo com a Central de Informações de Rede de Cingapura.


Como se proteger
Os alvos dos cibercriminosos são regiões onde o registro de sites é barato e prático e, ainda, onde correm menos risco de serem descobertos.

"Este relatório destaca a velocidade com que os cibercriminosos mudam suas táticas, para enganar o maior número de vítimas e evitar que sejam descobertos”, afirma Paula Greve, diretora de Pesquisas do McAfee Labs. “No ano passado, o domínio .VN, do Vietnã, era relativamente seguro. No relatório deste ano, já ocupa o terceiro lugar entre os mais perigosos.
Um domínio de nível superior (também conhecido como TLD - Top-level Domain) é o código no final do endereço de um site. Ele indica o local em que o site está registrado. De acordo com o estudo, na maioria dos acessos os usuários não estão atentos ao sufixo TLD quando fazem pesquisas.

Muitos clicam no primeiro resultado que lhes pareça interessante. Isso faz com que fiquem vulneráveis a criminosos, que aperfeiçoam seus sites para que sejam evidenciados em mecanismos de pesquisa e aproveitam-se de erros de digitação, como .CM em vez de .COM

 
 
Fonte: http://info.abril.com.br/noticias/seguranca/os-dominios-web-mais-perigosos-do-mundo-26102010-41.shl

Nenhum comentário:

Protected by Copyscape Online Copyright Search